“A DIFERENÇA ENTRE O CRENTE OLIVEIRA VERDADEIRA, E O CRENTE OLIVEIRA BRAVA”, (ZAMBUJEIRO).
TEXTO: (Rom 11:16-21).
Oliveira é, inquestionavelmente, uma das plantas mais valiosa em todos os tempos, igualando-se em importância à videira e à figueira. (Jz. 9:8-13). Milagrosamente, a oliveira foi a única árvore a sobreviver o Dilúvio, pois segundo a botânica nenhuma árvore não aquática sobrevive submersa por cinco meses. A Bíblia diz que depois do Dilúvio foi uma folha de oliveira trazida pela pomba que indicou a Noé que as águas haviam baixado. (Gn. 8:11). Milagre semelhante aconteceu quando o cajado de Arão, depois de seco e usado tanto tempo, floresceu e deu fruto (Nm. 17:8). Vejam que a vara de Arão era um ramo de amendoeira, e a amendoeira é contada no segundo escalão dentre as oliveiras, estando no topo a oliveira verdadeira também chamada de oliveira verde (Sl. 52:8). No outro extremo está o zambujeiro a pior das oliveiras.
Amados, a relação entre Deus e a oliveira é uma coisa gloriosa, pois quando delegava poderes a Jeremias, Deus insinuou ser igual a amendoeira (Jr. 1:11,12). A ilustração do salmistaé muito apropriada ao assemelhar os filhos do homem abençoado a ‘mudas de oliveiras ao redor da sua mesa’. (Sl. 128:1-6). O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Roma, comparou a nós gentios, com um zambujeiro bravo que foi enxertado na oliveira verdadeira, para substituir os ramos naturais que haviam sido quebrados. (Jr. 11:16). Os ramos naturais correspondiam aos judeus que, por sua falta de fé, perderam a oportunidade de estar entre os candidatos ao Reino celestial do Messias. (Jo. 1:11,12).
No entanto Paulo nos adverte, se alguns dos ramos foram arrancados, e eu, você, nós, sendo zambujeiro fomos enxertados no lugar deles, não devemos nos orgulhar disso, pois não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Eles foram arrancados por sua falta de fé, mas tu estás de pé pela fé. Não te ensoberbeças, mas teme. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, tampouco te poupará a ti. Compare isso com (Jo. 15:1-5). O ramo que não produz fruto, não merece sobreviver! Árvores infrutíferas serão cortadas pelo agricultor "Deus".
Amados, voltando a falar da relação de Deus com a oliveira, não podemos esquecer que a obra de marcenaria mais santa que se tem noticia, foi a arca do conserto: E para enfeitar o santo relicário Salomão mandou fazer dois grandes querubins de madeira de oliveira, como também a porta do oráculo (1 Rs. 6:23; 31).
Queridos! Comparar a oliveira verdadeira com o zambujeiro é o mesmo que comparar Jesus com Zé buchudo. A oliveira verde é formosa por seus deliciosos frutos (J.r 11:16). Frutos maravilhosos pois quase não tem caroço, 90% é polpa. A madeira dispensa comentário, pois é pau pra toda obra, é macia e não tem nó, é fácil de serrar, pois tem em sua fibra uma seiva oleosa que lubrifica o serrote. Ao contrário, o Zambujeiro é conhecido pelos seus frutos emprestáveis; 90% é caroço e o resto é casca. A madeira só tem nó, é tortuosa dura e seca.
Irmãos! As duas árvores são muito parecidas, até por que são da mesma família, têm o mesmo nome, e ambas são frutíferas. Só mesmo provando o fruto saberemos quem é quem. Disse Jesus, pelos frutos os conhecerei (Mt. 7:20).
DAVI, OLIVEIRA VERDE: DOEGUE, OLIVEIRA BRAVA:
Davi e Doegue representam muito bem estas duas oliveiras.
A Davi você conhece, e Doegue? Quem é essa figura?
Doegue era um edomita que servia como pastor principal do Rei Saul, um cargo de responsabilidade. (1Sm. 21:7). Doegue estava “retido perante Jeová” em Nobe, por causa de suspeita de lepra, pois só ficavam retidos no templo para purificação os oficiais do alto escalão, os pobres iam para um leprosário fora da cidade. Doegue presenciou quando o sumo sacerdote Aimeleque entregou a Davi os pães da proposição e a espada de Golias. (2 Sm. 22:9,10). Mais tarde, quando Saul, ao dirigir-se aos seus servos, externou a opinião de que eles conspiravam contra ele, Doegue contou o que vira em Nobe. Depois de convocar o sumo sacerdote, bem como os outros sacerdotes de Nobe, e então interrogar Aimeleque, Saul deu ordens aos batedores que matassem os sacerdotes. Quando estes se recusaram, Doegue, às ordens de Saul, sem hesitação matou um total de 85 sacerdotes. Depois deste ato iníquo, Doegue devotou Nobe à destruição, matando todos os seus habitantes, tanto jovens como idosos, bem como o gado. (1 Sm. 22:6-20).Conforme indicado no cabeçalho do Salmo 52, Davi escreveu a respeito de Doegue: “Tua língua maquina adversidades, afiada como navalha, trabalhando com dolo. Amaste o mal mais do que o bem, a falsidade mais do que falar justiça. Amastes todas as palavras devoradoras, ó língua enganosa.” (Sl. 52:2-4). Mais adiante Davi diz ser o tipo da oliveira verdadeira, dando a entendermos que pelos predicados nefandos, Doegue é o Zambujeiro. (Sl. 52:8).
Bem-aventurado é o pastor que tem na sua congregação crentes tipo, oliveira verde. Desventurado é àquele que tem um Zambujeiro no meio do rebanho. Pois um pouco de fermento leveda toda massa (Gl. 5:9). Esse tipo de crente é literalmente um nó, todos concordam, ele não, todos estão errados, só ele está certo, o crente Zambujeiro não conhece o sim, com ele tudo é não.Não ora, não prega, não canta, não oferta, não dá dízimo. O crente Zambujeiro é uma pedra no sapato, é um chute na canela de qualquer pastor. Esse tipo de crente raramente vai à escola dominical, e quando vai, é para tumultuar, as perguntas que faz são todas capciosas e perniciosas.
A igreja de Corinto nos dias de Paulo, era uma verdadeira floresta de Zambujeiro bravo, pois haviam adotado a imoralidade como se isso fosse uma coisa normal, tendo até um membro que abusava da mulher do próprio pai, e o curioso é que o resto da congregação estava feliz com a situação. A coisa era tão grave, que Paulo não teve outra alternativa, a não ser mandar o mancebo amancebado para o inferno. (1Cr. 5:1-5). Terrível, não?
Com o apóstolo Paulo a coisa era séria, se o crente era oliveira verdadeira ele chamava-o de meu filhinho, mas, se fosse Zambujeiro bravo ao extremo, ele mandava para os quintos. (1Tm. 1:19,20).
PAULO X JESUS- QUAL A DIFERENÇA?
Se Paulo fosse o salvador, muito Zambujeiro ia pro inferno.
Ainda bem Jesus é carpinteiro! Ele pega um Zambujeiro cheio de nó, passa o azeite do Espírito no serrote, da um corte na curva, alinha a madeira, com a grosa do seu amor ele arranca as cascas, e com o verniz da sua graça ele nos deixa brilhando. Agora faremos nossas as palavras do apóstolo Pedro (1 Pe. 1:3-9):
Leia o texto:
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia nos regenerou para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança incorruptível, imaculada e imarcescível, reservada nos céus para vós
5 que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação prestes a se revelar no último tempo.
6 Nela exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, haveis sido entristecidos por várias provações,
7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa que o ouro que perece, mesmo quando provado pelo fogo, seja achada para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo,
8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo indizível e cheio de glória,
9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
4 para uma herança incorruptível, imaculada e imarcescível, reservada nos céus para vós
5 que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação prestes a se revelar no último tempo.
6 Nela exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, haveis sido entristecidos por várias provações,
7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa que o ouro que perece, mesmo quando provado pelo fogo, seja achada para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo,
8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo indizível e cheio de glória,
9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
amem e verdADE QUE ESTA EM CRISTO NAO SE EMBARAÇA JAMAIS
ResponderExcluiramem e verdADE QUE ESTA EM CRISTO NAO SE EMBARAÇA JAMAIS
ResponderExcluirMuito bom o estudo muito forte vai servir de muito proveito para a minha caminhada cristã que o Senhor Jesus Cristo continue abençoando o seu ministerio hj e sempre!
ResponderExcluirExtraordinário ensinsmeensi
ResponderExcluirMuito bom, para melhor entendimento da palavra só se aprofundando nos seus significados e comparação a verdadeira instrução para a salvação
ResponderExcluirGloooória a Deus
ResponderExcluirAmei o estudo.Deus abençoe.
ResponderExcluirEstou usando folhas de Oliveira desidratada e muida
ResponderExcluirEstou usando folhas de Oliveira desidratada e muida
ResponderExcluirGlórias a Deus
ResponderExcluirGlória a Deus, muito bom
ResponderExcluirMuito bom Deus abençoe
ResponderExcluirGostei muito Deus abençoe
ResponderExcluirGlória a Deus! Misericordioso! Amém.muito proveitoso
ResponderExcluir